quinta-feira, 9 de maio de 2013

Ledo engano

Há uns dias atrás, mais necessariamente em dezoito de abril, um texto expressava um alívio tricolor (para os tricolores). O São Paulo, muito questionado, apesar da liderança do Campeonato Paulista, venceria no dia anterior, o Atlético MG e conseguiria a vaga para a próxima fase da Libertadores. Mas a vitória tinha um gosto especial: era em cima do então melhor time da competição. E assim, o gosto do vencedor era “soberano” . No fim, a frase: “O tricolor do Morumbi, voltou à competição e mostrou que Taça Libertadores da América não vence só no papel, tem que ser na base da raça.”. Com também uma alusão, ao raçudo Palmeiras, que com um time fraco, consegue ir longe no campeonato das Américas.
Ronaldinho e Jô, Atlético-MG x São Paulo (Foto: AFP)
Ronaldinho e Jô: pura diversão diante de um adversário apático (Foto: AFP)
Ledo engano! A frase não expressa alívio ao time do Morumbi. Esta, ficou somente para aquele dia, aquele momento. Pois o futebol mostrado por eles, está bem longe do que se esperam, com tantos bons jogadores, aqueles considerados decisivos.

Após a brilhante vitória tricolor, o clube voltou a ser aquele que estávamos vendo durante todo este início de ano. Conseguiu a classificação para a semifinal do Paulista, contra o “Penapolense", com muito suor; enfrentou o Galo, na primeira partida das oitavas da Liberta, e perdeu em casa, em um jogo que teve direito a expulsão do (in)experiente Lúcio; perdeu a vaga na final do Paulista, em casa, para o Corinthians, em uma das piores partidas desta competição, não só pelo zero a zero no placar, mas também pelo futebol (não) apresentado, e a emoção ficou por conta do bizarro adiantamento do goleiro Ceni; e agora o vareio dado pelo clube mineiro nesta noite de quarta-feira, de futebol (para o Atlético).


Rever, Ronaldinho e Jô, Atlético-MG x São Paulo (Foto: AFP)
Atlético arrasou com o São Paulo, jogando no Independência, e avançou as quartas de final (Foto: AFP)
A partida mostrou que o Galo mineiro, foi sim a casa do Cícero, por diversão, pois não teria mais futebol a mostrar, diante dos resultados já apresentados nas outras partidas da Libertadores. O principal ponto, não só pela goleada, mas também pelo apático São Paulo. Que pareceu acuada, com um estádio da Independência lotado, de torcedores e de encantos de Ronaldinho Gaúcho, Bernard, Diego Tardelli e Jô.

A soberania e raça tricolor caíram por terra e não foi por culpa do adversário, que fez o que melhor sabe fazer, que é jogar futebol. E agora, o Atlético deve enfrentar o Palmeiras na próxima fase, se tudo correr bem para o alviverde. E esse time está na crista da onda. É bem capaz que vença também o Palmeiras, mas como disse um amigo: “Só não vai ser esse vareio, porque o Verde, pode ser ruim (e é), mas tem brio.”.

Mas, se engana quem pensa que, um ou dois dias de bom futebol permanece, sem o empenho do time...
Rogerio Ceni, Atlético-MG x São Paulo (Foto: Cristiane Mattos/Agência Estado)
Ceni pode ter disputado seu último jogo de Libertadores (Foto: Cristiane Mattos/Agência Estado)