sábado, 23 de fevereiro de 2013

O que é que a várzea tem



Recordo-me de uma época em que eu cheguei a pular o muro de um campinho para simplesmente assistir a uma partida de futebol. Assistia daqueles jogos de times de rua, os amistosos e até mesmo os campeonatos. Acordava cedo, em pleno domingo, em plena São Vicente. Era jogo de várzea e ali os jogos mais divertidos que eu acompanhava.


Parei com isso e comecei a frequentar estádios: Vila Belmiro, Canindé e Palestra Itália. Ai, era futebol profissional, também uma grande paixão. Parei de ir ao Urbano Caldeira, nunca mais frequentei o Osvaldo Teixeira Duarte, não sei ainda o porquê, mas o Parque Antártica, pelo amor ao Palmeiras, continuou fazendo parte de mim.


Passaram-se os anos e eis que a várzea voltou a fazer parte da minha vida, mas agora no ofício de jornalista. Comecei com um documentário e nele conheci histórias que só a várzea conta e despertou novamente meu anseio pelo futebol que quase ninguém vê.


O profissional é sim, uma paixão, algo que faz parte de mim. Mas, a várzea pelo que é, pelas histórias, o torna algo mais especial e hoje o amador mostrou o real motivo que me levou a ele. Mesmo com muita chuva, o VI Encontro dos Amigos da Várzea reuniu os apaixonados por este esporte varzeano.


De olhos atentos no gramado e no público, vi o espírito de união que envolve estas pessoas, que, não se importando com o time que jogam ou que torcem, mesmo não jogando e não torcendo, estavam lá, com o intuito de fazer do futebol, o motivo de alegria daqueles que tem o jogo gramado das quatro linhas uma paixão.


E é isso o que a várzea tem: futebol.

( IV Encontro de Amigos da Várzea - CDC Anhanguera - Imagem de arquivo pessoal)
 Revisado por Marcos Teixeira

Um comentário:

  1. Bonito texto, Camila, escrito na efervescência que o momento proporcionou. parabéns

    ResponderExcluir